Porque as pessoas tem a mente tão fechada?

Porque as pessoas tem a mente tão fechada?

É gente, abrir a mente para enxergar as coisas de uma maneira diferente pode ser difícil para algumas pessoas. Confesso que andei conversando com alguns leitores do blog e da pagina e percebi que é uma tarefa bem difícil se abrir para o novo. Seja para resolver um conflito interno, para aceitar a diferença no outro ou até mesmo mudar alguns hábitos que com certeza iria fazer muito melhor se fosse mudado.

Eu particularmente vivi muito anos da minha vida entubada em um mundo só meu, cresci e vivi por algum tempo achando que existia um único certo, um único errado e por ai em diante. Mas falando no presente, esse blog que você está lendo é meu, a maioria dos conteúdos eu que crio ou ajudo na criação, e meu jeito de pensar mudou muito depois que percebi apenas que: pensar diferente dos outros é bom, pensar no que eu realmente quero sem ser só para agradar os outros é preciso, sair da zona de conforto dos meus mesmos pensamentos sempre, é necessário.

Pensando um pouco mais sobre isso, e juntando meu amadurecimento até hoje e as conversas que tive a oportunidade de ter com algumas pessoa (que já considero amigos), eu separei algumas dicas de como abrir mais a mente para o novo. Abrir a mente, mudar o jeito de pensar, amadurecer, crescer pessoalmente, existem várias maneiras de falar sobre esse assunto, basta achar o que mais lhe agrada.

Vamos falar então de algumas coisas que nos ajudam a abrir a mente:

1. Diga “sim” ao invés de dizer “não”.

Se você quer ser mais mente-aberta, tem que começar a dizer “sim” para coisas que normalmente diria “não”. Pode ser o convite de um amigo para fazer trilha, ou de um colega de trabalho para jogar futebol com ele no fim de semana, ou até mesmo uma garçonete oferecendo um drink novo. Pare de dizer “não” às coisas e passe a dizer que gostaria de experimentar. Você ficará surpreso sobre o quão rápido sua perspectiva irá mudar graças a isso.

Da próxima vez que você disser “não” a algo, pergunte-se qual o motivo por trás desse impulso: é o medo do desconhecido? Uma falta de vontade de sair da sua zona de conforto? O desejo de ficar em casa curtindo seu pijama, ao invés de sair e conhecer pessoas novas? Encare o que estiver sentindo e encontre um jeito de lutar contra isso. LIVRO DA SHONDA RIMES

2. Saia da sua zona de conforto.

Você pode ter medo de alturas. Fique em pé no topo de um prédio (se for permitido). Odeia ir a restaurantes barulhentos? Marque um encontro em um e veja se sobrevive. Tem medo de conhecer novas pessoas? Vá a baladas, barzinhos ou deixe que seus amigos o arrastem para alguma festa. Faça disso um hábito, e você notará que sua mente se abre aos poucos.

Escreva cinco coisas que deixam você realmente desconfortável. Encontre uma forma de fazer a maior quantidade delas que puder. Isso irá demandar de tempo e coragem, mas você se sentirá melhor depois.

3. Não julgue uma pessoa até conhecer sua história.

Muitas pessoas que têm dificuldade em serem mentes abertas são conhecidas por julgarem as pessoas antes mesmo de conhecê-las. Se você tem uma tendência a julgar as pessoas assim que as conhece, ou mesmo assim que ouve falar delas ou as vê de passagem, então você precisa aprender a lidar com cada pessoa como um caso diferente, sem julgá-la por sua aparência, sotaque ou origem.

Isso pode ser difícil se você está acostumado a formar opiniões rapidamente sobre alguém baseando-se na aparência ou nos primeiros cinco minutos de conversa. Olhe-se no espelho. Você acha que as pessoas saberão tudo a seu respeito depois de olharem para você por cinco minutos? Provavelmente não.

Da próxima vez que conhecer alguém, tente realmente entender quem ele ou ela é antes de formar qualquer tipo de opinião.

Você pode ser o tipo de pessoa que tende a sentir ciúmes e odiar instantaneamente qualquer amigo que seus amigos fazem, porque é possessivo. Ao invés disso, pense assim: se seu amigo gosta dessa pessoa, então deve haver algo de bom nela. Tente descobrir o que é.

4. Faça amizades com pessoas com diferentes estilos de vida.

Se você quer ser mais mente aberta, então não pode ter os mesmos cinco melhores amigos da escola ou faculdade, todos dividindo os mesmos interesses, e esperar ter uma visão mais ampla da vida. Faça amizade com gente do trabalho, da aula de cerâmica, do seu barzinho predileto ou de outros cursos da faculdade.

Você não deve escolher seus amigos apenas por sua diversidade, mas tente andar com pessoas que tenham diferentes empregos, interesses e origens.

Fazer amigos com origens diferentes ajuda a dar a você uma noção sobre diferentes perspectivas no mundo.

Se você tem amigos realmente ecléticos, alguns deles podem não gostar uns dos outros, mas isso é normal.

5. Entre em debates amigáveis.

Se você é mente fechada, então pode adorar debater sobre um assunto que você tem certeza de estar completamente certo.. Bem, da próxima vez na qual você estiver no meio de um pequeno debate, tente agir de forma mais amigável e curiosa. Não diga à pessoa que todos os seus argumentos estão errados, mas pergunte exatamente porque você deveria acreditar na sua perspectiva.. Você não vai mudar sua mente, mas definitivamente irá aprender algo novo.

Você não quer desenvolver a reputação de ser o cara que argumenta com todo mundo até que a pessoa desista. Ao invés disso, busque ser amigável, não agressivo, mesmo se você realmente é apaixonado pelo assunto.

6. Faça várias perguntas às pessoas.

Se você tem a mente fechada, então você tende a pensar que não tem nada a aprender com ou sobre ninguém. Então, da próxima vez que conhecer uma pessoa ou falar com um velho amigo, faça mais perguntas do que você normalmente faria, sem soar como um interrogatório. Pergunte a ela o que ela vai fazer no fim de semana, ou se está lendo algo de bom ultimamente. Você vai se surpreender com o quanto vai aprender com isso.

Se alguém acaba de voltar de uma viagem para um lugar exótico, pergunte por todos os detalhes.

Se você conhece bem uma pessoa, pergunte sobre sua infância. Você pode acabar ouvindo detalhes interessantes e aprender algo de novo.

7. Eduque-se quando assiste TV.

Não importa se você assiste a apenas duas horas de TV por semana ou dez horas por dia, você sempre pode assistir a algo que abra sua mente, ao invés de fechá-la mais. Deixe pra lá as reprises de programas que você já viu várias vezes, e pare de assistir à TV aberta. É hora de assistir ao History Channel, ver se tem algum filme clássico passando ou assistir a um documentário sobre o meio ambiente.

Não assista nada que fará com que você se sinta mais burro. É melhor olhar para a parede ao invés disso.

8. Viaje tanto quanto puder.

Muitas pessoas têm um orçamento limitado, mas você deve criar o hábito de viajar sempre que tiver dinheiro para isso. Se você realmente tem pouco dinheiro, vá para algum lugar próximo que seja divertido, e tente aprender alguma coisa nova. Se você tem dinheiro o bastante, Visite as runas maias no México, conheça Machu Picchu, no Peru, os museus de Paris ou passe um fim de semana esquiando em Bariloche.

Se você não pode pagar por viagens, assista a canais de viagem, como o TLC. Apesar de não ser tão excitante quanto realmente ir ao lugar, isso será suficiente para dar a você uma perspectiva de como as pessoas vivem em outros países.

Seja voluntário em outro país. Essa é uma ótima forma de ter tempo suficiente para explorar um lugar novo.

9. Leia mais.

É difícil ser mente aberta sem ler. E você deve buscar coisas diferentes: não-ficção, ficção, revistas, jornais, blogs, e praticamente qualquer tipo de material de leitura irá enriquecer sua vida e entender que há uma quantidade infinita de formas de viver e aproveitar a vida. Leia sobre um país que não conhece, ou sobre um movimento político diferente para você. Quanto mais você conhece, mais capaz você será de tomar decisões inteligentes e ser mais mente aberta.

Crie uma conta no Skoob e busque ler pelo menos três livros por mês, para começar. Veja o que outras pessoas estão lendo e se inspire.

Passe um bom tempo em uma livraria passeando pelas capas até encontrar um livro que fale com você. Então, defina como meta terminar de lê-lo até o fim da semana.

10. Não critique nada sem conhecer.

Pessoas de mente fechada são conhecidas por formarem uma opinião negativa de coisas que eles nunca experimentaram. Elas podem odiar aquela pizzaria na cidade, sem nunca terem colocado um pé dentro dela, ou acharem que o movimento veganista é completamente idiota, mas nunca tentaram fazer parte. Então, da próxima vez que notar que está dando uma opinião negativa sobre algo, pergunte-se quais evidências você tem para basear suas ideias.

Se você não encontrar evidências que dão base à sua ideia, então você deve ir experimentar a coisa antes de dizer algo a respeito.

Se suas únicas evidências vêm de fontes tendenciosas, como seu blogueiro favorito ou melhor amigo que concorda com tudo o que você diz, então elas não contam realmente.

11. Comece um hobby completamente novo.

Esta é outra forma excelente de ajustar sua perspectiva e se tornar mais mente aberta. Tente fazer karatê, trilha, pintura, power ioga, fotografia ou qualquer outra atividade que nunca tenha tentado antes, sobre a qual não sabe muito e na qual não pensa ser particularmente bom. Matricule-se para fazer aulas. Você irá encontrar pessoas novas que também estão interessadas em aprender aquilo, e vai aprender a olhar o mundo de uma nova forma.

Quem sabe, seu novo hobby pode se tornar uma paixão. E se você descobrir realmente ter uma paixão por algo, sua visão de mundo irá melhorar. Amor pela fotografia, por exemplo, mudará sua forma de ver o mundo.

12. Mude sua rotina.

Pessoas de mente fechada tendem a fazer as mesmas coisas todos os dias, porque elas estão convencidas de que não seriam felizes fazendo algo diferente, comendo algo diferente no café-da-manhã ou indo ao trabalho por outro caminho. Então, faça isso. Não como sempre pão com manteiga, experimente um pouco de cereal e uma salada de frutas. Ao invés de ir à academia depois do trabalho, experimente correr um pouco pela manhã. E não vá direto para casa depois do trabalho ou escola, dê uma volta com seus colegas ou amigos.

Você ficará surpreso com o quão rápido você vai passar a ver o mundo de uma forma diferente quando você sai do seu casulo.

Rotinas são uma boa forma de trazer ordem e estabilidade à sua vida, e não há nada de errado com elas. Mas se você quer ser mais mente aberta, mudar as coisas de vez em quando vai fazê-lo ver que há mais formas de viver sua vida.

Digamos que você planejou passar o fim de semana todo assistindo a uma maratona da sua série favorita. Se um amigo convidá-lo para ir à praia com a galera de última hora, se você realmente quer começar a mudar sua vida para melhor e ser mais aberto a novas experiências, é melhor você aprontar a sunga e dizer “sim”.

13. Abrace o desconhecido.

Se você quer ser mais mente aberta, a primeira coisa que precisa fazer é experimentar algo que seja completamente estranho para você. Claro, isso pode ser bem amplo, mas o desconhecido pode simplesmente significar algo tão simples quanto pegar um caminho diferente para ir ao trabalho, finalmente aceitar aquele convite para um café com seu vizinho ou assistir a um filme de um diretor desconhecido. Se você quer ser mais mente aberta, então precisa experimentar uma coisa desconhecida nova por semana — ou melhor ainda, por dia.

Você ainda não foi ao novo restaurante da cidade porque não sabe como é lá? Agora é a hora de conhecê-lo!

Você tem evitado entrar num curso novo de idiomas porque acha que é velho demais ou não tem tempo? Faça sua matrícula em uma escola!

Você tem medo de não saber o que fazer, e por isso não se matriculou ainda numa academia de ioga? Vá fazer uma aula de testes, e verá que não é tão assustador quanto pensa que é.

O que achou do texto de hoje? Deixa seu comentário aqui em baixo, ele é muito importante pra nós! 🙂

Recomendado para você ...................................................................................................................................................................................................................................................

Jordânia Wurdige

Uma menina de 21 anos, apaixonada por livros, musicas, boas risadas e viagens inspiradoras. Acredito no processo de auto conhecimento que é a vida. Indo sempre em busca da realização pessoal para deixar cada vez mais leve a caminhada.